Hoje um sonho... Amanhã quem sabe uma realidade !!!

Mulheres, ao campo!

23-12-2010 11:52

 Retomando a historia das mulheres no futebol e para situar o amigo ou a amiga que não leu o texto anterior, o CND – Conselho Nacional dos Desportos, deliberou, ajustando a proibição da prática de futebol pelas mulheres. A advogada Zulaie Cobra Ribeiro, foi a responsável por conseguir a liberação junto ao STF – Superior Tribunal Federal, última instância a que se recorre de uma decisão. Mas ela não tomaria parte nesta luta, não fosse o convite de Rose do Rio, uma das pioneiras no futebol feminino nacional. E é a história dela que você conhece agora.

A primeira técnica do futebol brasileiro

A primeira técnica do futebol brasileiro

Roseli Cordeiro Filardo, a Rose do Rio, nasceu em 19 de julho de 1953 em Curitiba, Paraná e aos 15 anos começou a jogar futebol integrando a equipe de São José dos Pinhais e a seleção paranaene. Rose sempre praticou esportes, como ela mesmo nos contou: “Eu sempre fui apaixonada pelo esporte, joguei voley e basquete no colégio quando menina, com o futebol aconteceu o mesmo.”

Rose deixou Curitiba para viver no Rio de Janeiro, onde jogou pelo Vasco, Portuguesa, Beija-Flor e Seleção Carioca. Em São Paulo, jogou pelo Palmeiras, Penalty, Serra Moreira, Águia de Ouro, Seleção Paulista e foi convocada para a primeira Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Acerca da proibição do CND da prática do futebol pelas mulheres, a guerreira Rose nos disse: “A proibição do CND pelo futebol feminino foi justamente em uma década onde os militares dominavam o esporte no Brasil e o futebol feminino não poderia ficar de fora, pois o Brasil foi e  continua sendo machista e preconceituoso. Esse negócio de igualdade é só no papel,  pois na prática é outra, mesmo com o avanço da mulher na sociedade brasileira.”

Rose nunca baixou a guarda. A guerreira continua lutando pelos direitos das mulheres

Rose nunca baixou a guarda. A guerreira continua lutando pelos direitos das mulheres

Depois de atuar 20 anos como jogadora (de 1970 à 1990), Rose do Rio foi a primeira mulher técnica de futebol, a primeira que se formou na Associação Brasileira de Treinadores de Futebol e Sindicato dos Treinadores de Futebol.
Apesar de treinadora, não deixa também de jogar a sua “bolinha” quando tem oportunidade, principalmente na Praia de Copacabana. Se formou como treinadora de futebol na Universidade Do Rio de Janeiro.

Com Casagrande e Sócrates, dois ícones da Democracia Corinthiana

Com Casagrande e Sócrates, dois ícones da Democracia Corinthiana

Rose bateu bola com Sócrates e Casagrande, e nos contou como foi essa experiência: “Quanto a bater uma bolinha com esses homens maravilhosos, foi gratificante, porque só mesmo os conhecendo de perto, como foi o meu caso, pra saber o quanto foram grandes craques dentro de campo e grandes homens fora de campo, com uma sensibilidade muito grande em relação à mulher jogar futebol.”

Rose do Rio é formada também em Direito, pela Universidade SUAM do Rio de Janeiro, Treinadora de futebol pela Universidade do Rio de Janeiro, técnica de futebol – FOOTECON, técnica esportiva, workshop de marketing esportivo e pertence ao Sindicato dos Treinadores.

“Ser a primeira mulher técnica de futebol nesse Brasil onde o futebol é masculino, imagine, eu no meio desse mundo de preconceito e discriminação, mesmo com algumas mudanças nas leis sobre discriminação, é só você ver as próprias seleções brasileiras de futebol feminino, veja as fotos e procure mulheres na comissão técnica.”

Presidente e Fundadora da Associação de Futebol Feminino do Rio de Janeiro – AFFERJ – desde 1987. A frente também da Liga Brasileira de Futebol Feminino. Em 1982, começou a sua liderança à frente do futebol feminino no Brasil para o reconhecimento da categoria. A luta de Rose do Rio não acabou, e ela continua liderando e organizando as meninas para reconhecimento da categoria, o que significa lutar pela profissionalização das jogadoras de futebol.

“Vou continuar lutando para que as futuras gerações do futebol feminino possam entrar em campo profissionais e respeitadas. Projetos sempre tenho, é só os senhores feudais deixarem de lado o machismo e a discriminação que chegaremos lá. A minha expectativa é de sempre acreditar nos meus sonhos de menina, adolescente, adulta, de que um dia nesse mundo, as mulheres vão mandar e o futebol feminino vai ultrapassar o masculino. O que poderia ser feito é simples, nos deixar trabalhar, fazer parcerias com as mulheres pra ver se a coisa acontece ou não.”

Com a capitã da seleção Aline Pelegrino no último encontro para o futebol feminino e na labuta, como sempre

Com a capitã da seleção Aline Pelegrino no último encontro para o futebol feminino e na labuta, como sempre

Rose tornou possível ás mulheres da década de 80, bater sua bolinha e se organizar para disputar seus campeonatos. No próximo texto vamos saber como foram os anos 80 para o futebol feminino e conhecer outro ícone do futebol feminino daquele tempo. Até lá!

Procurar no site

Contacto

Futebol Feminino

 

 

 

Campeonatos

22-12-2010 10:47

Tabela Do Torneio Internacional De Interclubes de 2011

Todas as partidas serão realizadas em quatro rodadas duplas, no estádio Arena da Fonte, na cidade de Araraquara (SP), e transmitidas ao vivo pelos canais Band e BandSports. O torneio começa no dia 5 de Janeiro às 19:45 horas com o confronto entre Foz Cataratas x Palmeiras. As duas equipes mais...
15-12-2010 21:21

Torneio Internacional de Clubes

 O Torneio Internacional de Clubes acontecerá entre os dias 5 e 15 de janeiro, em Araraquara (SP), entre Foz Cataratas, Palmeiras, Santos e Umea (Suécia), antiga equipe de Marta.